quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Descobertas nos documentos antigos do Grêmio Estudantil.

Há pouco meu pai chegou em casa e comentei com ele que havia lido documentos antigos que encontrei num armário na sala do Grêmio Estudantil, hoje à tarde, quando decidi organizar e limpar o local. Essas memórias tão valiosas, estavam guardadas com muita poeira e outras sujeiras. Depois de arrumar uma vassoura, varrer o chão da sala, desalojar algumas aranhas e baratas atrás do armário, resolvi  também limpar os documentos e organizá-los. Vou mandar encaderná-los num volume único. Conversando com meu pai sobre esta idéia, ele sugeriu que eu fizesse três cópias de todos esses documentos. O original eu doasse para a biblioteca do colégio, um exemplar para a sala do Grêmio, um exemplar para a biblioteca municipal de Canoas e outro exemplar para mim guardar de recordação. Aprovei a idéia.

Li a maioria dos registros que encontrei sobre o Grêmio Estudantil do Colégio La Salle Canoas. Vi diversos documentos, recortes de jornal e várias coisas lidas me chamaram muito a atenção. Percebi que quanto mais antiga a gestão do Grêmio, mais organizado ele era e, seus princípios de atuação inspirados em ensinamentos de Jesus. Suas propostas quase sempre estavam baseadas no mesmo tema: estudo. Outra observação que fiz lendo essas relíquias históricas foi que quanto mais antigo era o diretor do colégio, mais propostas do Grêmio eram aprovadas.

Em 1992, concorreram ao Grêmio, duas chapas. Chapa 1 "Reativa" e Chapa 2 "Voz Ativa". A Reativa obteve 882 votos válidos e a Chapa Voz Ativa alcançou 643 votos válidos. Lí as propostas de governo destas chapas. Fiquei surpresa ao ler que a chapa 1 promoveu suas propostas envolvendo mais meios de estudos. Já a chapa 2, suas propostas foram promover mais eventos festivos. Para minha surpresa, a chapa eleita foi aquela que estava mais preocupada com os estudos, ao contrário da outra que estava promovendo mais festas. Esta é uma das provas de que os estudantes da década de 90 estavam muito mais preocupados com o seu aprendizado do que com o seu social.

Já no ano de 1993, a chapa "Única", recebeu 985 votos válidos , 310 nulos, 235 votos em branco, somando um total de 1.530 votos. Não há registros de outra chapa concorrente. A presidente eleita era uma aluna da 8ª Série, chamada Elisa Neves. Seu mandato foi entre agosto de 1993 a março de 1995. Em 1994, Elisa conseguiu obter convênios do Grêmio, com uma academia de ginástica e também com uma loja que fazia videos e fotografias. Apresentando a carteira de estudante, os alunos do La Salle Canoas, obtinham desconto de 10 %. Sem saber disto quando concorri este ano uma das minhas propostas era exatamente esta. Vou trabalhar para realizar esta meta também.

Fiquei muito impressionada com a organização que estas gestões tiveram. Quando cada um destes Grêmios subiram no palanque do Colégio para tomar posse, eles sempre mencionavam e agradeciam a Jesus, além de cantar no início dos atos, o Hino Nacional. Parece que esquecemos esta educação moral e cívica como costuma lembrar meu pai.

Essas memórias despertaram em mim, mais amor pela história dos estudantes do Colégio La Salle.


Natália Medina - Presidente.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Natália!!
    Hoje mesmo estava comentando sobre essa época e decidi pesquisar na internet pra ver se tinha algum registro da época em que fui presidente do grêmio estudantil. Fiquei muito feliz em ver que você achou os documentos da minha época ... mas você esquece de mencionar algo muito mais importante que fiz naquela época.. uma gincana de alimentos e a reciclagem de lixo.
    Caso queira saber mais sobre isso em contacte por email ... tenho até fotos ... elisa.s.neves@gmail.com

    Parabéns pelo trabalho!
    Elisa Neves

    ResponderExcluir